segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BIJOUX 83: A moda em bijuterias do verão europeu 2011


Europa
revela os encantos da moda Verão 2011
Bijuterias luxuosas, com toque étnico e tropical, chegam para realçar o guarda-roupa da estação 

Sofisticar e ousar continuam sendo a regra geral na moda em bijuterias da próxima estação. Os lançamentos apresentados nas principais feiras européias do setor Eclát de Mode, de Paris; Macef-Bijoux, de Milão e Bisutex, de Madri mostram que o visual para primavera-verão virá acompanhado de acessórios deslumbrantes, inspirados nos modelos de diferentes épocas e com riqueza de detalhes. 

As maxibijoux dominaram novamente a cena nos estandes das feiras. Os colares surgiram mais longos do que nunca ao lado de modelos curtos e volumosos. Já entre os anéis, destaque para o modelo tipo solitário, ostentando pedra preciosa. A moda da temporada também será marcada pela volta dos conjuntos. Colares combinando com brincos ou pulseiras despontaram em algumas coleções. 

Os componentes em alta 

Aros e correntes - Entre os componentes, as argolas vêm com força total, seja nos brincos ou nos colares. O mesmo vale as correntes, que aparecem em camadas ou em franjas nos colares. 

Material de costura - Tecidos de diferentes texturas aparecem nas composições de colares, faixas de cabelos e braceletes. Rendas, fitas, fios de lã, botões e outros aviamentos também devem ser usados para dar efeito artesanal às peças. 

Pedras preciosas - Gemas e cristais são fundamentais para dar a sofisticação de jóia aos acessórios. Nos lançamentos das feiras, as pedrarias cobrem braceletes, brincos, colares e ainda formam detalhes como flores. 

Pérolas – Além das pedrarias, pérolas de todos os tipos, dAs tradicionais às de água doce e coloridas, são presenças marcantes entre as bijuterias. As pérolas aparecem em cordões simples, em camadas, em crochê, nas correntes e peças em prata, misturadas com cristais e outros materiais. 

Pingentes e penduricalhos - As peças não dispensam os mega-pingentes e também os pequenos penduricalhos. Esses detalhes aparecem tanto nos colares como também em pulseiras, misturados com pedrarias, tecidos e outros componentes. 

Prata x ouro - A prata dominou a maior parte das coleções apresentadas nas feiras. O metal aparece reluzente, escovado e trabalhado nas mais variadas criações junto com couro, contas de vidro, pedras e resinas. Mas o dourado tem o seu espaço garantido nas criações mais glamourosas. 

Vidros e resinas - Bolas e outros materiais feitos de vidro e resina plástica não poderiam faltar para tornar as bijuterias mais resistentes e próprias para usar na praia e nos passeios de verão.

As principais tendências 

Romântica chic 
As bijuterias da primavera-verão vêm com flores, borboletas, mariposas e outros elementos tipicamente femininos. Formas orgânicas, laços e corações, que marcaram os acessórios dos anos 50, também serão bastante usados na moda da temporada. 

Natureza tropical 
Todo tipo de tema relacionado à natureza, fauna e flora servirá como fonte de inspiração para as novas bijuterias. Peças em forma de folhagens, cobra, tucano, beija-flor, frutas e cenas exuberantes da floresta tropical ganharam destaque nas vitrines dos estandes das feiras européias. 

Étnica glamourosa 
Bijuterias cheias de detalhes e exóticas inspiradas nos ornamentos e na cultura indiana, marroquina e do oriente médio prometem tomar conta do visual. A tendência aponta para peças com traços em arabescos, em arcos e mandalas, cravejadas de pedras preciosas, principalmente turquesa e coral. O estilo cigano promete voltar com peças recheadas de penduricalhos, tecidos bordados, macramê, rosáceas e aros largos. 

Grafismo lúdico 
As criações brincam com formas geométricas e gráficas. Quadrados, círculos e retângulos se misturam e dão formas tanto aos colares, brincos e pulseiras clássicos como nos modelos mais despojados em tons vibrantes de doce. 

Paleta de cores 

O verão 2011 será colorido com tons alegres e luminosos. A cartela de cores inclui gamas de fluorescentes, cítricos, vibrantes como as cores de guloseimas, além dos suaves pastéis e empoeirados. 
As preferências da estação ficam por conta do laranja, amarelo-banana, vermelho, turquesa de várias tonalidades, azul-piscina, verde esmeralda, gamas de bege, rosa e magenta, além do preto e branco.


Publicado na Revista Bijoux 83 - Cobertura da tendência de moda para o verão europeu mostrados nas feiras de Paris, Milão e Madri. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário