segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BIJOUX 82: A MODA PARA O INVERNO 2011



A Bijoux 82 antecipou em fevereiro de 2011, a tendência da moda em bijuterias para o inverno, apresentada nos desfiles da São Paulo Fashion Week e na Fashion Rio.

Fashion Rio

Bijuterias com descontração e colorido brasileiro dominam os looks da passarela carioca

O estilo mais leve e descontraído da moda inverno carioca pede acessórios coloridos com jeitinho bem brasileiro. Os looks apresentados na passarela do Fashion Rio comprovam a preferência por acessórios pomposos e ao mesmo tempo alegres, que brincam com materiais inusitados, formas e grafismos.


Assim como no verão, as coleções para a próxima temporada serão dominadas por maxibijoux. Os colares surgem em diferentes comprimentos. Há desde modelos longos e simples, feitos apenas com cordões e pingentes, até os mais curtos e volumosos encobrindo todo o colo. Os brincos vêm longos ou curtos com base dura e muitos detalhes. Nos braços, a ordem é usar e abusar dos pulseirões e pulseiras de diferentes modelos.

Os desfiles do Rio também apostaram nas cabeças enfeitadas com tiaras, tererês e faixas ricamente bordadas com pedrarias e lantejoulas. Os broches, mais ornamentados e exuberantes, prometem vir com força total, para usar com blazers, casacos, ponchos e camisas.


Pontos-fortes da estação


Elementos tropicais - as matas brasileiras continuam sendo uma das principais fontes de inspiração na criação das bijuterias. A influência do tema pôde ser verificada nos modelos com folhagens, plumas e flores nativas.

Étnico – a influência da cultura de diferentes povos do planeta foi outra característica verificada nas bijuterias que acompanharam os figurinos. Destaque para os acessórios com plumas e motivos geométricos da arte indígena brasileira, com elementos das tribos apaches e porcelana chinesa.
Militar chique – a plaqueta de identificação usada pelos soldados se transforma em megapingente em sofisticado colar de contas douradas. Enquanto a emblema de asas, símbolo dos aviadores, está em um broche vistoso de metal.

Cores de bala – colares, pulseiras e brincos com contas em tons pastéis, que lembram guloseimas, chegam para dar um ar irreverente ao visual.

Metais escurecidos – metais foscos e escurecidos, seja em ouro ou prata, entraram em cena. O dourado e o prateado apareceram sozinhos ou combinados entre si nos colares e nas pulseiras.
Contrastes - o mix de cores mais escuras e sóbrias com o brilho metalizado ou até mesmo com tons mais vibrantes é outra tendência forte entre os novos acessórios. As peças combinam o preto, marinho, cinza e marrom com pitadas de dourado ou de tons mais vivos como laranja, vermelho, fúcsia e branco. 

São Paulo Fashion Week


O inverno dos paulistanos terá bijuterias inspiradas nos clássicos e com elementos inusitados


O luxo e o bom humor andam lado a lado na moda em bijuterias para o outono-inverno paulistano. As propostas apresentadas nos desfiles do São Paulo Fashion Week revelam a tendência por peças com formas elegantes e sofisticadas dos clássicos e elementos pops e inusitados, como ampulhetas e caveiras.

Ao contrário dos acessórios verificados na semana da moda do Rio de Janeiro, as coleções que fizeram os looks das passarelas de São Paulo deram preferência ao preto e às cores mais sóbrias, além do dourado, indispensável para compromissos e agitos nas noites da cidade.

Os colares curtos dominaram a cena. As coleiras, em especial, ganharam destaque em vários desfiles, confirmando a força do estilo punk-rock dos anos 80. Os brincos aparecem longos e com franjas ou em argolas avantajadas com ou sem gota de pedra. Já os braceletes, maciços ou articulados, surgem como principal opção para mulheres que querem se sentir poderosas e podem ser usados nos dois braços.

Elementos chaves

Caveiras – símbolo das tribos urbanas dos anos 80 e 90, as caveiras invadiram as pulseiras, anéis e colares das passarelas. Esse elemento já pode ser conferido em vários acessórios de moda do outono-inverno que estão chegando às lojas.

Pérolas – peças feitas com esferas cintilantes prometem ser o hit da temporada. Para este inverno, os destaques são colares e pulseiras de pérolas em tons de grafite e cinza.

Efeito de tramas – os looks das passarelas confirmaram a presença de bijuterias com detalhes trançados e acabamento de cestaria no guarda-roupa da estação. O efeito tressé pôde ser verificado principalmente nos colares.

Jogo de proporções – a ordem é combinar o longo com o curto, volumosos com mais delicados. Vale usar, por exemplo, um brinco mais comprido com o curto ou combinar modelos mais volumosos com uma gargantilha mais simples e discreta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário